quinta-feira, 28 de maio de 2009

E pra relaxar, que tal jogar PeTeCa ??



A peteca é uma atividade que pode ser desenvolvida tanto no quintal da casa da avó como na praça da cidade. No entanto, a peteca esportiva, enquanto tal, é um esporte com regulamentação própria, que possui federações estaduais e regulamentos extensos e seríssimos, aliás. Assim, para jogar peteca como esporte é preciso de uma quadra, com marcações oficiais.

De cada lado, um ou dois jogadores se enfrentam, dependendo da modalidade. Do mesmo jeito que o tênis, quando há somente um jogador de cada lado, utiliza-se a marcação central da quadra. Quando em duplas, vale a quadra inteira. Tudo sem raquete, a peteca é essencialmente um jogo em que só se usa a mão.

Para provar o que estou dizendo, seguem as dimensões da quadra de peteca, bem como principais regulamentos, para quem quiser exprimentar:

- 15m x 5,5m para os jogos de simples e de 15m x 7,5m para os de duplas

- A altura máxima da rede é de 2,43m para o masculino e 2,24m para o feminino.

- Cada jogo é composto por três “sets”, cada um terminando no que ocorrer primeiro, 12 pontos ou 20 minutos de peteca em jogo.

- Quem saca, tem 30 segundos para converter o ponto, sob pena de ter o saque revertido.

Outro fato é que qualquer clube esportivo ou de lazer que se preze em Minas Gerais tem uma quadra de peteca. Se o clube é bom mesmo, vai ter várias, inclusive dentro de ginásios cobertos. Qualquer pessoa acostumada com essa realidade esportiva naturalmente ficaria desconsolada em descobrir que esse tipo de infraestrutura só existe em algumas poucas partes do Brasil.

Nesse sentido, a razão pela qual escrevi esse texto, além de matar um pouco a saudade do esporte, é que ando intrigado sobre práticas esportivas “alternativas” no Brasil, ou mesmo esportes praticados apenas regionalmente por aqui, sendo genuinamente brasileiros ou não. Há, por exemplo, relatos da prática de badminton no Piauí. Será que além da peteca, existem outros esportes regionais com suas federações próprias, regras e inúmeros praticantes ou será que a peteca é um dos poucos exemplos de prática esportiva que se profissionalizou?

Outra questão, mais específica, é mesmo sobre a origem da peteca. Fazendo uma pesquisa rápida pela internet, há gente que atribui a origem da peteca esportiva a Minas Gerais, identificando o esporte como legitimamente mineiro (e tendo a Federação Mineira de Peteca sido criada em 1985). Há também os registros da prática pelos povos indígenas no Brasil, muito antes da chegada dos portugueses. E por fim, relatos sobre a Olimpíada na Antuérpia, em 1920, quando os atletas brasileiros teriam supostamente assombrado os Europeus ao brincar com o curioso objeto entre as provas, provocando interesse pela estranha prática.

No mais, há pelo menos um site indicando que o esporte já chegou também à França. E quem se interessar, pode até assistir à final do campeonato brasileiro de peteca no link: http://www.youtube.com/watch?v=N8WTgKBTGCY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário